Monday 12 March 2018

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| Edição 3/2012 Arquivo de boletins informativos | Sexta-feira, 20 de janeiro de 2012 |
COURT CASTIGA O MINISTRO FINANCEIRO, MAS DECLINA PARA EMITIR ORDENSES.
Por Esther Nyaiyaki Onchana.
Jayne Mati e outro v Attorney General & amp; outro [2011] eKLR kenyalaw. org.
Suprema Corte do Quênia em Nairobi Milimani Law Courts.
Divisão de Direitos Constitucionais e de Direitos Humanos.
23 de dezembro de 2011.
Em 16 de junho de 2011, o Ministro das Finanças, o Honorável Uhuru Kenyatta, apresentou uma moção perante a Assembléia Nacional para aprovar uma moção que autorizasse a retirada de Kshs.368,316,172,939 / = do Fundo Consolidado. No momento relevante, nenhum projeto de lei de dotações para o exercício financeiro 2011/2012 foi publicado e aprovado pelo Parlamento. Ao mesmo tempo, não havia um Acta de Apropriação pendente perante o Presidente pelo seu parecer favorável.
Esta mudança do ministro das Finanças tornou-se assunto de litígio de interesse público arquivado por Jayne Mati e Davis Adieno na Divisão de Tribunal Superior de Direitos Constitucionais e Humanos. Embora o Tribunal Superior tenha declarado que a retirada do dinheiro do Fundo Consolidado sem a existência de uma Lei de Apropriação ou Projeto de Lei violou a Constituição, o tribunal declinou conceder as ordens declarativas solicitadas.
& ldquo; Conceder as declarações solicitadas só semeia sementes de confusão e prejudicará os processos, políticas e programas governamentais planejados de acordo com o ciclo orçamental anual & rdquo; decretou o juiz. Ele avisou que os preparativos devem ser feitos para cumprir as disposições da Constituição no próximo exercício financeiro. Ele ainda decidiu que, ao anular os procedimentos da Assembléia Nacional em 14 de junho de 2011, o tribunal entraria em ação uma reação em cadeia cujos efeitos seriam graves e mais prejudiciais para a implementação da Constituição.
No entanto, a justiça justa Majanja advertiu rapidamente que a recusa de emitir as declarações solicitadas na petição não deveria ser vista como uma licença para desconsiderar abertamente as disposições da Constituição. Cada oficial de estado e funcionário público é jurado para proteger a Constituição e cada oficial deve manter isso em carta e espírito e qualquer coisa menos atrairia sanção judicial.
O Sr. Kabugu, que processou a petição em nome dos peticionários, alegou que a retirada do dinheiro do fundo consolidado era contrária aos artigos 114, 206, 221 e 222 da Constituição, na medida em que esse dinheiro foi retirado sem seguir o procedimento.
Os inquiridos criticaram os peticionários & rsquo; falha na imposição da Assembléia Nacional ao processo. De acordo com os inquiridos, se um decreto declaratório ou um mandado de conservatório fosse emitido pelo tribunal da maneira rezada, equivaleria a violar as disposições constitucionais relativas à Autorização do Voto sobre a Conta e Dotações suplementares cuja necessidade não poderia ser exagerada. Ao pedir que o pedido fosse demitido, os inquiridos disseram ao tribunal que a alegada violação do direito de participação pública no processo de elaboração de orçamento era prematura e injustificada.
Disposições relevantes da Constituição.
Nos termos do artigo 206.º, o dinheiro só pode ser retirado do Fundo Consolidado de acordo com uma dotação de acordo com um ato do Parlamento, de acordo com o artigo 222 ou 223 da Constituição ou como uma acusação contra o Fundo conforme autorizado pela Constituição ou Lei do Parlamento.
De acordo com o artigo 221 (1), o Secretário de Gabinete responsável pelas finanças tem o mandato de submeter à estimativa da Assembléia Nacional as receitas e despesas do governo nacional para o próximo exercício financeiro. Isto deve ser apresentado à Assembleia Nacional pelo menos dois meses antes do final de cada exercício financeiro - o que em virtude do artigo 260 é o período de doze meses que termina no trigésimo dia de junho.
Se a Lei de Apropriação para um exercício financeiro não tiver sido consentida ou não for provável que seja adotada no início desse exercício, o artigo 222 estabelece os termos em que a Assembléia Nacional pode autorizar a retirada de dinheiro do Consolidado Fundo.
Em virtude da Sexta Disposição, Disposições Transitórias e Conseqüentes, os conteúdos do Capítulo Oito da Constituição, dos quais o artigo 114 é parte, são suspensos até os resultados finais das primeiras eleições para o Parlamento nos termos da Constituição. O Artigo 114 define um & ldquo; Money Bills & rdquo; como um projeto de lei que trata de impostos ou imposição de encargos em um fundo público. Por conseguinte, o tribunal não se referiu ao artigo para efeitos da presente decisão.
O capítulo 12 da Constituição do Quênia enuncia os princípios orientadores e um quadro para as finanças públicas. Especificamente, o capítulo introduz o princípio da participação pública em questões financeiras.
& ldquo; Estas disposições representam um desvio de um passado em que as questões financeiras públicas eram uma reserva do executivo e a legislatura esperava que a borracha apunse o resultado das decisões tomadas nos quartos opacos no Tesouro & rdquo; observou a justiça honorável Majanja.
Falha na aprovação da Lei de Dotação.
Os peticionários & rsquo; a queixa era que não havia nenhuma Lei de Apropriação ou Lei em vigor para desencadear a aplicação do Artigo 222. Na visão do tribunal, o processo estabelecido nos Artigos 221 e 222 não pretendia dar ao orçamento e ao processo de apropriação um selo legislativo superficial de aprovação, mas para promover os valores da Constituição, como a participação pública. O tribunal considerou que estava violando a Constituição para proceder à retirada de dinheiro do Fundo Consolidado sem a existência de uma Lei de Apropriação ou Bill.
Procedimentos na Assembléia Nacional e decisão do Presidente.
A justiça honorável Majanja fez referência aos trabalhos da Assembleia Nacional em 7 de junho de 2011. Curiosamente, ambos os Conselhos não chamaram a atenção do tribunal para o referido processo. Quando a questão do procedimento a seguir na Constituição surgiu na Assembleia Nacional, o Presidente da Câmara abordou estas questões em uma decisão considerada. Na sua decisão, o Presidente reconheceu que uma violação da Constituição ocorreu na medida em que não havia conformidade com o disposto no Artigo 221. No entanto, estar vivo com o fato de que a Lei das Dotações não teria sido promulgada no início da subsequente financeira ano, o presidente permitiu que o Ministro das Finanças apresentasse uma Moção de Votação da Conta.
O juiz da Suprema Corte, Majanja, enfatizou que a separação de poderes entre o executivo judiciário e a legislatura é uma das características da Constituição. Ele observou que a Constituição inaugurou uma nova era, não da supremacia parlamentar, mas de supremacia da Constituição.
& ldquo; Os superintendentes da Constituição são os tribunais de direito que reconhecem que cada órgão em sua própria esfera trabalhando de acordo com a lei não só fortalece a Constituição, mas garante que as aspirações dos quenianos sejam cumpridas & rdquo; O juiz Majanja declarou em sua decisão. Observando que o orçamento e o processo de apropriação eram da competência da legislatura, o Tribunal Superior declarou que a decisão do Presidente foi feita de boa fé e não foi calculada para minar o fundamento constitucional do processo orçamentário.
O direito à participação pública foi violado?
O tribunal descobriu que o vice-presidente da Assembléia Nacional, em data posterior, dirigiu os Comitês departamentais da Câmara para realizar audiências públicas em vários locais. Os peticionários não argumentaram que essas instruções não foram seguidas ou que os membros do público foram negados o acesso aos Comitês Departamentais para apresentar seus pontos de vista, oralmente ou por escrito, ou que o cronograma de eventos não ocorreu após a votação. O tribunal verificou que a Assembléia Nacional fez todos os esforços para efetivar os valores de responsabilidade, transparência, boa governança e participação pública.
& ldquo; Todo fracasso em seguir a letra da Constituição prejudica a própria Constituição, gera cinismo e encoraja a impunidade, particularmente quando tal falha resulta de um esforço deliberado para minar a Constituição; afirmou o juiz Majanja. No entanto, dos fatos apresentados, o Senhor Deputado não detectou qualquer prejuízo ou prejuízo sofrido por qualquer parte ou o público em geral. A apropriação de dinheiro, nos termos dos artigos 221.º, era um evento anual obrigatório previsto pela Constituição.
A emissão de uma declaração ou qualquer outro alívio nos termos do artigo 258 da Constituição é uma questão de discrição para o tribunal dependente das circunstâncias de cada caso. Enquanto um direito é concedido a cada pessoa para iniciar processos que alegam que a Constituição foi violada ou está ameaçada, não é em todos os casos que o tribunal conceda alívio. O que constitui uma ameaça à Constituição, naturalmente, dependerá dos fatos de cada caso particular.
O pedido dos peticionários foi demitido.
Gazette Vol. CXIV - No. 3 Fechado 20 de janeiro de 2012.
LEI DO ESTADO DE CORPORAÇÕES.
COMPLEXO DE MÁQUINAS NUMÉRICAS.
EM EXERCÍCIO dos poderes conferidos pela seção 6 (e) da Lei das Sociedades por Estado, o Ministro interino de indentificação nomeia & mdash;
Abdi Mohamud Hassan,
Joseph E. T. Janga,
Andrew Cheruiyot Mitei,
Bernard M & rsquo; Mutirithia Ngore (Eng.),
Sarah Mbwaya (Sra.),
Joyce Kavindu Mulinge (Sra.),
para ser membros do Conselho de Complexo de Usinagem Numérica, por um período de três (3) anos, a partir de 16 de janeiro de 2012.
Fechado em 10 de janeiro de 2012.
Ministro interino da industrialização.
LEI DE AQUISIÇÃO DE TERRENO.
O TRIBUNAL DE COMPENSAÇÃO DA ADQUISTAÇÃO DE TERRENO.
EM EXERCÍCIO dos poderes conferidos pelo § 29 (2) da Lei de Aquisição de Terras, o Ministro da Terra nomeia e mdash;
Tom Odhiambo Ojienda & mdash; (Presidente),
Magdalene W. Muhia,
Samuel M. W & rsquo; Njuguna,
para ser membros do Tribunal de Compensação de Aquisição de Terras, por um período de dois (2) anos.
Fechado em 4 de janeiro de 2012.
Ministro das Terras.
LEI DE LEI DE SUCESSO.
EM EXERCÍCIO dos poderes conferidos pelo artigo 47 da Lei de Sucessão, o Diretor Geral nomeia & mdash;
LEAH N. WAIGERA (MS)
Magistrado residente na Homa Bay, para representar o Tribunal Superior para os fins dessa seção a partir de 1 de fevereiro de 2012.
Fechado o 11 de janeiro de 2012.
Presidente / Presidente da Suprema Corte do Quênia.
LEI DE LEI DE SUCESSO.
EM EXERCÍCIO dos poderes conferidos pelo artigo 47 da Lei de Sucessão, o Diretor Geral nomeia & mdash;
MARGARET MAKOKHA NAFULA (MS)
Magistrado residente da Bondo, para representar o Tribunal Superior para os fins dessa seção a partir de 1 de fevereiro de 2012.
Fechado o 11 de janeiro de 2012.
Presidente / Presidente da Suprema Corte do Quênia.
O CASAMENTO DE MOHAMMEDAN E O DIVÓRCIO.
OS CIDADÉIS DE KENYA E OS NACIONAIS ESTRANGEIROS.
EM EXERCÍCIO dos poderes conferidos pela seção 4 da Lei de Registro de Casamento e Divórcio do Mahomé, conforme lido com a seção 25 da Lei do Serviço de Gestão de Cidadãos e Estrangeiros do Quênia, o Procurador Geral nomeia & mdash;
ATHMAN BWANA MBWANA.
para ser um Assistente de Registro de Casamentos islâmicos e Divórcios no distrito de Kilifi.
Fechado em 16 de janeiro de 2012.
O CASAMENTO DE MOHAMMEDAN E O DIVÓRCIO.
OS CIDADÉIS DE KENYA E OS NACIONAIS ESTRANGEIROS.
EM EXERCÍCIO dos poderes conferidos pela seção 4 da Lei de Registro de Casamento e Divórcio do Mahomé, conforme lido com a seção 25 da Lei do Serviço de Gestão de Cidadãos e Estrangeiros do Quênia, o Procurador Geral nomeia & mdash;
AHMED KHAMIS NDARO.
para ser um Assistente de Registro de Casamentos Islâmicos e Divórcios no Distrito de Kajiado.
Fechado em 16 de janeiro de 2012.
O CASAMENTO DE MOHAMMEDAN E O DIVÓRCIO.
OS CIDADÉIS DE KENYA E OS NACIONAIS ESTRANGEIROS.
EM EXERCÍCIO dos poderes conferidos pela seção 4 da Lei de Registro de Casamento e Divórcio do Mahomé, conforme lido com a seção 25 da Lei do Serviço de Gestão de Cidadãos e Estrangeiros do Quênia, o Procurador Geral nomeia & mdash;
SHAMUN ABDIRAHMAN HASSAN.
para ser um Assistente de Registro de Casamentos Islâmicos e Divórcios em Namanga, Kajiado e Maili Tisa Distritos.
Fechado em 16 de janeiro de 2012.
O CASAMENTO DE MOHAMMEDAN E O DIVÓRCIO.
OS CIDADÉIS DE KENYA E OS NACIONAIS ESTRANGEIROS.
EM EXERCÍCIO dos poderes conferidos pela seção 4 da Lei de Registro de Casamento e Divórcio do Mahomé, conforme lido com a seção 25 da Lei do Serviço de Gestão de Cidadãos e Estrangeiros do Quênia, o Procurador Geral nomeia & mdash;
HASSAN KINYUA OMARI.
para ser um Auxiliar de Registro de Casamentos Islâmicos e Divórcios em Embu, Meru, Kianyaga e Mbeere Distritos.
Fechado em 16 de janeiro de 2012.
O CASAMENTO DE MOHAMMEDAN E O DIVÓRCIO.
OS CIDADÉIS DE KENYA E OS NACIONAIS ESTRANGEIROS.
EM EXERCÍCIO dos poderes conferidos pela seção 4 da Lei de Registro de Casamento e Divórcio do Mahomé, conforme lido com a seção 25 da Lei do Serviço de Gestão de Cidadãos e Estrangeiros do Quênia, o Procurador Geral nomeia & mdash;
para ser um Assistente de Registro de Casamentos Islâmicos e Divórcios no Distrito de Nairobi.
Fechado em 16 de janeiro de 2012.
O BANCO CENTRAL DO KENYA ACT.
REVOCAÇÃO DA LICENÇA DA BUREAU FOREX.
É notificado para a informação geral do público que o Banco Central do Quênia revogou as licenças dos Escritórios de Forex constantes da primeira coluna do cronograma, com efeito a partir das datas especificadas na segunda coluna do cronograma.
Primeira coluna da segunda coluna.
ABC Place Forex Bureau Limited 31 de dezembro de 2011.
Muthaiga Forex Bureau Limited 31 de dezembro de 2011.
Shepherd & rsquo; s Forex Bureau Limited 31 de dezembro de 2011.
Connection Forex Bureau Limited 31 de dezembro de 2011.
Chase Forex Bureau de Change Limited 31 de dezembro de 2011.
Gigiri Forex Bureau Limited 31 de dezembro de 2011.
The Village Market Forex Bureau Limited 1º de janeiro de 2012.
Fechado em 10 de janeiro de 2012.
Governador, Banco Central do Quênia.
A lei dos governos do condado de 2012. 1.
Conselho Nacional de Relatórios de Direito.
Milimani Commercial Courts Building,
P. O Caixa 10443 - 00100, Nairobi, Quênia.
Tel: (254 020) 2712767, 2719231.
Fax: (254 020) 2712694.
Direitos autorais e cópia; 2011 Relatórios de lei do Quênia.
Exceto por algum material que seja expressamente declarado estar sob uma licença Creative Commons especificada, o conteúdo deste site é de domínio público e livre de quaisquer restrições de direitos autorais.

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